Fake News: Máscaras deixa o coração de paciente com coronavírus roxo?

Na verdade, se trata de uma Fake News, e a foto não é de alguém que fez uso prolongado de máscara durante a pandemia da Covid-19

0
25
Fake News
Coração roxo? Mentira / imagem reprodução BBC

Caiu nas redes sociais uma foto que mostra um coração roxo e azul. Embaixo uma mensagem dizendo que isso aconteceu por causa do uso prolongado da máscara contra a Covid-19.

Mas, será que essa imagem e informações são verdadeiras?

Na verdade, se trata de uma Fake News, e a foto não é de alguém que fez uso prolongado de máscara durante a pandemia da Covid-19.

Ou seja, o registro foi feito pela médica turca Zekiye Gözde, que trabalha com medicina legal forense, há três anos e foto foi publicada no site ‘Medzzy’ em 2017.

Entrevista pelo G1, a médica que trabalha em Ancara, capital da Turquia, disse que a foto não tem qualquer relação com a Covid-19.

Portanto, o coração é de uma pessoa que cometeu suicídio.

“Essa foto é bem velha e não tem a ver com a Covid-19. Eu tirei a foto, e aquilo foi um caso de suicídio”, afirma a médica Zekiye Gözde.

O cardiologista Nabil Ghorayeb diz que o conteúdo da mensagem compartilhada é falso e que não há qualquer perigo em usar a máscara.

Ele lembra que as máscaras comuns são feitas de tecido e que há espaço para a entrada e a saída de ar, sem risco para os sintomas relatados no texto falso.

Ou seja, as máscaras não promovam qualquer efeito colateral. Pelo contrário! Elas previnem contra a doença e são uma excelente maneira de ficar livre da doença que já tirou a vida de milhões de pessoas no mundo.

Até o momento já foram registrados 26.398.466 casos de coronavírus no mundo, com 870.477 mortes causados pela Covid-19

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here