Vídeo que mostra brigadistas do ICMBio causando incêndio no Pantanal é falso

O ICMBio explica que a técnica empregada consiste em eliminar o combustível em pequenas faixas do terreno através da aplicação do fogo

0
158
Fake News brigadistas

Caiu na internet um vídeo que mostra homens com uniforme do ICMBio colocando fogo no mato, o que deixou as pessoas curiosas para saber se tratava de algo verdadeiro ou de mais uma fake News.

Na verdade, eles realizam uma manobra de combate indireto aos incêndios florestais conhecida como “queima de expansão”, de acordo com a assessoria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. A ação foi feita na Estação Ecológica de Taiamã, entre os dias 12 e 13 de setembro.

Mentira: Como saber que a pessoa está mentindo?

“A Estação Ecológica de Taiamã continua protegida, sem incêndios no seu interior. No entanto, a partir de 14 de setembro, um vídeo que circula pela internet tem gerado diversos mal-entendidos sobre as ações do ICMBio”, diz a nota.

O ICMBio explica que a técnica empregada consiste em eliminar o combustível em pequenas faixas do terreno através da aplicação do fogo. Isso impede que haja material orgânico capaz de alastrar um incêndio de grandes proporções. “O controle dessa técnica exige pessoal treinado e experiente, pontos de ancoragem muito bem definidos e condições meteorológicas favoráveis para que o fogo não se alastre e inicie um novo incêndio. Todas essas condições foram obedecidas e a queima foi considerada um sucesso”, diz, em nota.

Além disso, o ICMBio esclarece que os esforços de combate aos incêndios florestais no Pantanal Matogrossense têm sido realizados continuamente desde o dia 12 de agosto com um comando local das operações, esquadrões de brigada distribuídos em campo e apoio aéreo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here